VOCE SABE O PERIGO DE PISAR PRIMEIRO NA EMBREAGEM, ANTES DO FREIO?

O perigo é que o carro fica bobo, solto, sem controle. Não é que o carro vai sair desgovernado por aí, mas se você estiver trafegando em determinada velocidade e pisar no pedal de embreagem antes de frear o carro não vai obedecer, vai ficar leve e a sensação vai ser de que está sem controle.


É com muita humildade que digo prá vcs que nas primeiras semanas com a minha carteira provisória eu vinha trafegando a uns 55km/h em 4ª marcha, atrás de Citroen, e a sinaleira fechou lá na frente. Como ainda não tinha experiência para dirigir, pisei antes na embreagem para depois pisar no freio e senti o meu carro solto, avançando sem controle para cima do Citroen. A sensação é de que o carro ganha mais velocidade: vc vê o carro indo na direção do outro e aqueles segundos parecem horas. Pisei rápido no freio, o carro deu um soco, mas não bateu. Desde esse dia nunca mais pisei na embreagem antes de pisar no freio.


Essas coisas são comuns na fase de aprendizagem, gente! Muitos motoristas mais experientes não entendem as nossas dificuldades de começo e fazem piada, mas a coisa é séria!


Na autoescola o instrutor só adverte que se no dia da prova pisar na embreagem antes reprova, mas eles não explicam o porque, não alertam do perigo, fica parecendo mais uma regrinha que pode ser quebrada que não dá nada, mas imagina pisar na embreagem antes do freio numa curva? Se demorar para corrigir o erro o carro pode até invadir a outra pista.


Essa sensação de carro solto, bobo, na nossa mão é porque, embora o carro esteja com a marcha engrenada, quando pisamos na embreagem ela vai desacoplar do sistema. É como se o carro entendesse que tem de ficar num ponto neutro em que se perde o contato com o carro para a entrada de nova marcha. É tudo muito rápido, mas a gente sente o carro soltinho sim.


Por isso, toda vez que for frear o carro nada de pisar na embreagem, ok? Você pode frear e baixar a velocidade até 20km/h sem precisar pisar no pedal de embreagem sem que o carro dê socos ou trancos. Tudo vai depender da força que vc coloca no pedal do acelerador.


O modo certo de frear também ajuda: nunca freie seco, bruscamente: é sempre gradual, mas com firmeza sem perder a leveza. Parece complicado? Freie suave, não como se estivesse esmagando a cabeça de uma cobra, que vc vai sentir o carro respondendo na hora, com controle.


Lembrem-se da regra de segurança: primeiro FREIO, depois embreagem.

sábado 23 julho 2011 22:23



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